Foto: arquivo/TV Cidade |
A Sra. Raimunda Nonata de Nazareno, de 86 anos, está enfrentando um grande desafio, está há mais de 1 ano sem receber sua aposentadoria. Sem o benefício, a idosa fica impossibilitada de comprar seus remédios e contribuir com a renda de sua família, que, para sobreviver, passaram a vender bombons.
A aposentadoria está retida, pois não consta no INSS que a idosa fez o Cadastro Único (CadÚnico). Sua família afirma que o cadastro foi feito e, inclusive, possuem os papéis que comprovam a inscrição.
Sem solução, sua filha procurou o programa Balanço Geral para tentar conseguir ajuda e resolver a situação.
Em nota, o INSS informa:
A Sra. Raimunda foi comunicada da necessidade de regularização da inscrição no CadÚnico, em janeiro de 2020, sendo informada que, é imprescindível a atualização do Cadastro a cada dois anos para manutenção do benefício de prestação continuada - BPC.
O INSS ainda ressalta a existência de divergência no nome da aposentada, constando Raimunda Nonata Nazareno Caldas, motivo esse pelo qual o Cadastro não constava nas bases consultadas. Nova orientação foi dada para Sra. Raimunda, que apresentasse um recurso administrativo para regularização do seu benefício.
Há um recurso administrativo em andamento em que a Sra. Raimunda solicita reativação do BPC, esse será julgado pela junta de recursos da previdência social. A decisão será comunicada a interessada após o julgamento do pedido e, caso seja reconhecido o direito, haverá o pagamento dos valores retroativos.
Segundo pesquisa realizada na base de dados, o CadÚnico da Sra. Raimunda foi atualizado em outubro de 2020, de modo que, orientamos a mesma a realizar novo requerimento de BPC pelos canais remotos do INSS central (135) ou pelo portal Meu INSS: meu.inss.gov.br
Assista abaixo:
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