Hoje, em São Luís - MA, o professor Harryson Andrade, do Centro de Ensino Santos Dumont de Vargem Grande - MA, apresentou seu projeto de ensino no XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF 2023. O evento, que reuniu professores e pesquisadores de diversas partes do Brasil, foi uma oportunidade para Harryson mostrar seu trabalho e trocar experiências com outros profissionais da área.
O projeto, intitulado "O uso da gamificação para conceitos de mecânica no ensino médio," desenvolvido pelo professor Harryson Andrade, tem como objetivo principal despertar o interesse dos alunos pelo estudo da Física. Para isso, ele utiliza uma abordagem lúdica e interativa, baseada em experimentos e atividades práticas, que permite aos estudantes compreender melhor os conceitos teóricos e aplicá-los em situações reais.
O projeto foi implementado com alunos de duas salas do 1º ano do turno matutino na escola C.E. Santos Dumont. Durante a apresentação, Harryson demonstrou alguns experimentos realizados em sala de aula, destacando a importância de envolver os alunos no processo de aprendizagem para incentivá-los a compreender melhor os conceitos teóricos e aplicá-los em situações reais.
Harryson enfatizou: "Os alunos precisam sentir que a Física faz parte do seu dia a dia, que está presente em tudo ao seu redor. Quando eles percebem isso, se interessam mais pelo assunto e se dedicam com mais empenho aos estudos."
O trabalho de Harryson Andrade foi elogiado por diversos professores e pesquisadores, que destacaram a importância da gamificação na educação como um meio de promover a aprendizagem significativa. Um membro da Agência Espacial Brasileira - AEB elogiou a abordagem de Harryson, considerando-a essencial para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos pela física, tornando o processo de aprendizagem mais prazeroso e efetivo.
Ele afirmou: "O uso da gamificação para o ensino de física é uma abordagem extremamente eficaz, pois transforma o processo de aprendizagem em uma atividade prazerosa e desafiadora, incentivando a participação ativa dos alunos. O trabalho do Prof° Harryson Andrade é um exemplo de como essa metodologia pode ser aplicada com sucesso em sala de aula, promovendo a aprendizagem significativa e preparando os alunos para lidar com situações reais."
A participação de Harryson Andrade, discente do Mestrado Nacional em Ensino de Física da UFMA, no XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física representa um grande reconhecimento ao trabalho que vem realizando no C.E. Santos Dumont, ajudando na expansão do conhecimento científico para fora das barreiras da escola. Esse reconhecimento, juntamente com a aprovação e elogio de seu projeto por diversos doutores na área de física, contribuem para a valorização da gamificação como metodologia de ensino, para a divulgação mais ampla da ciência na cidade de Vargem Grande e para o aprimoramento da educação em física em todo o país.
Harryson Andrade expressa sua profunda gratidão ao orientador do mestrado, Prof° Dr° Édson Firmino, e ao dedicado Gestor Geral do C.E. Santos Dumont, o Prof° Neudson Penha. Este projeto só se tornou realidade graças ao apoio inestimável e à orientação deles, que foram fundamentais em cada etapa do processo. Suas contribuições foram cruciais para o sucesso deste projeto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário