O bom clima e a realização pessoal no ambiente escolar levam à felicidade e à satisfação de professores e alunos, o que pode se traduzir em bons resultados para a educação.
Para cultivar um ambiente de alto-astral na escola, vale promover eventos, oferecer benefícios extras aos professores e alunos, além dos gestores comandarem os times com espírito de liderança.
Essas iniciativas tendem a garantir a satisfação dos alunos e professores, gerando maior aprendizado no final das contas.
As escolas precisam perceber que em um ambiente escolar precisa não somente existir aprendizagem como também satisfação.
O ambiente agradável é a chave para o sucesso. É preciso cobrar responsabilidade do professor e aluno, mas com satisfação. O líder escolar é aquele que sabe exigir sem ser tóxico. O clima positivo é fundamental para as atividades educativas. É preciso cobrar, mas também parabenizar. O mais importante no ambiente escolar é manter a qualidade de vida dos professores e alunos e saber que todos estão na escola com prazer.
As escolas precisam criar programas de felicidade, aumentando o engajamento e o rendimento dos professores e alunos.
Uma ação simples, mais eficiente.
As escolas no futuro serão desafiadas a manter professores e alunos mais engajados, produtivos e felizes.
Os programas de felicidade devem fazer parte do planejamento e da gestão estratégica das escolas.
As Secretarias de Educação precisam apostar nesse planejamento, entre as ações e benefícios que os times recebem está, por exemplo, apoio psicológico.
O resultado de um bom clima é o aumento da criatividade e da capacidade de inovação, pois ambientes menos tóxicos facilitam a manifestação de ideias e resultam em produtos e serviços melhores.
Investir na felicidade de professores e alunos deve ser uma prioridade das Secretarias de Educação.
Um abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário