sexta-feira, 10 de junho de 2022

Baixada Sustentável por Gilberto Aroucha

 

O cenário ambiental no Brasil é crítico, vivemos o desafio de proteger e recuperar as nossas florestas. O nosso meio ambiente está muito vulnerável, sobretudo, para os que usam dela de forma sustentável. As tragédias em Recife, Petrópolis e Salvador foi só um sinal de que as enchentes e os deslizamentos tendem a triplicar num cenário de baixas temperaturas e altas chuvas.

Estes desastres tendem a afetar a produtividade do agronegócio que responde por um quarto do PIB brasileiro. O aquecimento global tende a afetar o bolso do brasileiro, os negócios, a geração de emprego e renda. O Brasil precisa repensar seu desenvolvimento, neste exato momento todos estão preocupado com as eleições, esquecendo de pensar em um País Sustentável, como desenvolver o país nos próximos quatro anos em um cenário de muitas incertezas. É preciso combater o desmatamento ilegal, criar um mercado de carbono regulado nacionalmente, tendo em vista inserir o país na economia de baixo carbono, garantindo competitividade de nossas indústrias e valorizando as soluções agroflorestais.

A nível de Baixada, precisamos de um Plano Estratégico de saneamento, é imperativo acabar com os Lixões, estimular a universalização dos serviços de água e esgoto. Essa é uma bandeira de esperança para Pinheiro.  

Esperamos propostas do setor empresarial que façam frente aos desafios do nosso tempo. A sustentabilidade não é uma agenda partidária, mas de toda a sociedade Pinheirense. Queremos ser lembrado por ter cumprido as oportunidades que a questão ambiental requer.

Juntos Somos Esperança!

Prof. Gilbertto Aroucha

Nenhum comentário:

Postar um comentário