Atualmente são mais de 9 milhões de crianças matriculadas na educação infantil, um aumento mais de 9% em relação a 2022.
Ao buscar uma escola para matricular os filhos, os pais ou responsáveis que não detém conhecimento nessa área deve primeiramente identificar se o ambiente buscado nas escolas oferece os requisitos mínimos para o desenvolvimento adequado da criança.
Hoje, por exemplo estive passando por algumas escolas rurais da cidade de Pinheiro e o ambiente educacional é extremamente triste. É preciso, antes de tudo, observar certas pistas para antecipar contextos e atitudes da escola no cotidiano e na relação desta com as crianças.
Na primeira infância, a qualidade da aprendizagem e do desenvolvimento está relacionado à qualidade de interação, ou seja, como os adultos criam um ambiente de acolhimento, de escuta e autonomia.
Na prática temos que observar nas salas como mesas e cadeiras ou espaços de circulação estão distribuídos, isto facilita aluno mais livre, com autonomia e espaço para se movimentar.
Hoje nas escolas infantis de Pinheiro percebi que os alunos estavam passando muito tempo sentado e isto é preocupante, precisamos ligar o sinal de alerta.
Outro detalhe que me chamou atenção é que os alunos não aprendem na interação com brinquedos, desenvolvendo a imaginação e autonomia. Nesse sentido, as linhas pedagógicas mais atuais defendem o uso de elementos da natureza e brinquedos não estruturados, evitando apenas carrinhos, bolas e bonecas, por exemplo.
É de entendermos que a criança atribui sentido ao objeto conforme ela percebe seu uso social, fazendo descobertas durante o uso.
Faço aqui um alerta a todas as escolas, seja ela rural ou urbana. Para que as crianças se desenvolvam de forma integral é preciso destacar a importância do brincar, principalmente na educação infantil. O ato de brincar envolve o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, isso de qualquer forma vai influenciar o relacionamento das crianças consigo, com o outro e com o mundo.
Antes de encerrar vou deixar aqui algumas perguntas que podem ser respondidas ou mesmo refletidas.
a) As crianças têm acesso a ambientes variados ou ficam apenas em salas fechadas?
b) Qual a proporção de adultos por criança?
c) Qual a formação dos professores e demais cuidadores?
d) Que tipo de materiais são utilizados nas atividades?
e) Como são pensados os momentos de brincadeira ao ar livre e o contato com a natureza?
f) Como é a rotina diária das escolas?
g) As famílias podem acessar a escola livremente ou apenas ir até o portão de entrada?
Citei aqui alguns aspectos estruturais e pedagógicos.
Pelo que percebi nas escolas públicas municipais de Pinheiro precisamos avançar bastante para que tenhamos uma educação infantil com afeto e inovação.
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