sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

UEMA, Campus Pinheiro propõe parceria para o crescimento dos negócios na Baixada

 

Não obstante as grandes dificuldades enfrentadas pelas pequenas e médias empresas na Baixada Maranhense, às quais faltam  tanto políticas públicas adequadas quanto sistema de financiamento  baseado em capital de giro, esse é o quadro em que se encontram as atividades econômicas dos municípios da Baixada Maranhense.

A região da Baixada tem enormes potencial, com boas ideias de empreendedores, faltava apoio e o Sebrae quando procurado tem dado apoio e suporte tanto na formação do empreendedor quanto acessoria no planejamento das atividades.

A própria UEMA através do Campus de Pinheiro tem sinalizado parceria com cursos na área de Administração, Gestão Comercial e outros que possam contribuir para a formação de profissionais competentes para atuar no mercado de trabalho.

O mais importante papel que a UEMA tem feito é  levar até aos alunos um processo visionário de negócio,  o importante é o amadurecimento, a visão empreendedora durante a permanência nos cursos.

Por fim, a UEMA deseja juntamente com parceiros desenvolver um projeto para a Baixada, por mais gigantesca que seja, a tarefa de inserir o aprendizado  de empreendedorismo no nível universitário é apenas um passo no caminho da criação de uma cultura empreendedora que dará suporte ao processo de desenvolvimento econômico  da Baixada Maranhense. É o que, a nosso ver, precisa ser feito pelo conjunto das forças da nossa cidade.

Numa sociedade de grandes contrastes sócio-econômicos, de poucos ricos e muitos pobres, em cuja percepção a mobilidade social vertical se dá através de valores extrínsecos ao indivíduo, é natural que a livre competição seja vista como um mecanismo social negativo, pois as pessoas estarão competindo em desigualdade de condições.

Portanto, a importância dada à pequena empresa no Maranhão não corresponde à sua relevância econômica e social. É necessário que o governo e classe política coloquem o empreendedorismo  e as PME no quadro das maiores prioridades estaduais e municipais.

Por Gilbertto Aroucha

Nenhum comentário:

Postar um comentário