segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Professor Gilbertto Aroucha discorda da premissa de que "é errando que se aprende"

Na conversa desta segunda-feira, o professor da UEMA e atual diretor do Campus, professor Gilbertto Aroucha disse a este blog que para mudanças acontecerem nas organizações é preciso que seja incentivado novos comportamentos das pessoas, remodelar o jeito de trabalho e delas pensarem o futuro.

Aprendi na vida que, para estimular uma grande mudança, mais do que brigar contra um status quo devemos mostrar o quão interessante é o lado futuro, para onde estamos mirando e os benefícios de estarmos caminhando para lá. Disse o professor Gilbertto Aroucha.

Doutor em Educação, Mestre em Meio Ambiente, disse ainda que o seu perfil generalista aprendido quando gestor do Banco do Estado do Maranhao S/A, ajudou a crescer na UEMA. No começo da carreira como docente, me angustiava muito ter que ser um especialista profundo em um tema, em um conteúdo. Assumindo o Campus da UEMA de Pinheiro, indo para a gestão,  percebi o quanto um perfil mais generalista fez diferença  na hora de conectar vários pontos para ter uma gestão de excelência.

Quando assumir a gestão do Campus de Pinheiro, aceitei o desafio de cuidar de gente, de cuidar da formação profissional das pessoas. Assumi o desafio de me comunicar com vários públicos. Quando você vai dizendo não na vida para um monte de coisas, o mundo vai te respondendo com nãos também. Ao dizer sim é justamente quando você desenvolve habilidades inesperadas.

Portanto, nesta conversa de segunda-feira eu aconselho vocês a não buscarem os erros como processo de aprendizado. Pois, aprender com os acertos é muito melhor. Isso não significa que, se você busca o aprendizado, e o erro aparecer no caminho, tudo bem. Estou saindo da sala de aula onde sou professor da disciplina Gestão Escolar.

Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário