O prefeito do município de Pirapemas, Fernando Cutrim (Republicanos), rasgou em via pública nesta segunda-feira (05) documentos do Governo do Maranhão com informações relativas a pavimentação asfáltica de diversas ruas da cidade.
Tudo começou no último sábado, dia 03, quando o gestor usou seus jagunços, um deles com arma de fogo na cintura, para impedir que máquinas da empresa Edeconsil continuassem serviços de asfaltamento após realização da terraplanagem.
Na ocasião, o prefeito disse que só deixaria o governo do Estado asfaltas as ruas de fosse apresentado um documento. Representando o Governo, a superintendente de Articulação Política na região, Idna Hortehal, apresentou na manhã desta segunda-feira (05), o documento exigido pelo prefeito.
No entanto, Cutrim ignorou a papelada e rascou tudo na frente diversas pessoas em via pública num ato de completa truculência, autoritarismo e arrogância.
Ao todo, o Estado destinou 3,5 quilômetros de asfalto para ser executado em Pirapemas, mas o gestor não quer que o asfalto seja implantado porque poderá prejudicar a votação de seus candidatos e beneficiar os políticos apoiados pela oposição.
– Bloquetes fantasmas
O argumento do prefeito para não permitir que o asfalto chegue nas ruas esburacadas é de que as vias receberão pavimentação em bloquetes, que segundo ele, é resultante de um projeto da prefeitura a ser executado com recursos de emendas parlamentares.
Em outra justificativa, Fernando Cutrim diz, também, que essas ruas foram licitadas pelo governo municipal com recursos próprios. Ocorre que não existe nenhuma licitação no Portal de Transparência da prefeitura e tampouco no Diário Oficial do Município sobre pavimentação.
O Blog do Domingos Costa pesquisou também o Sistema de Acompanhamento de Contratações Públicas (Sacop) do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) e descobriu que também não constam nenhuma licitação para pavimentação em bloquetes.
De forma que Fernando Cutrim não mostra os seus documentos para provar que existe licitação pronta da prefeitura para executar a pavimentação das ruas e também impede que o governo do Maranhão implante o asfalto.
Para contradizer ainda mais o próprio prefeito, as ruas que começaram a receber o serviços da Edeconsil – por parte do governo do Estado, tiveram a Ordem de Serviço assinada pelo próprio gestor no último dia 31 julho, durante inauguração da Praça da Família em Pirapemas.
Portanto, todos as justificativas do gestor caem por terra. E a bem da verdade, o prefeito tenta impedir que o benefício chegue ao povo pirapemense unicamente pelo fato de não ter sido através dele a conquistas das ruas.
É por esse motivo que o gestor cria obstáculos e faz exigência absurdas de documentos.
Domingos Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário