As árvores proporcionam uma série de benefícios para a cidade. As árvores são grandes aliadas da sustentabilidade, mas nem todo mundo conhece os efeitos positivos também para a mobilidade urbana.
Sabemos que a arborização torna a locomoção mais agradável, contribui para preservar pavimentos entre outros benefícios.
Povoar as cidades de árvores é um esforço essencial para reverter os efeitos da falta de planejamento urbano nas cidades.
No entanto, um dos grandes problemas hoje nas cidades é a falta de um Plano Diretor, de um Plano Municipal de Arborização Urbana que, se existisse estabeleceria as diretrizes do plantio.
Pinheiro, por exemplo, uma linda cidade que deveria ter políticas e programas municipais voltadas à expansão das áreas verdes, deveríamos ter um plantio de mudas, grama, arbustos em vias de circulação de veículos.
Vou citar aqui alguns benefícios para a cidade. Primeiro vem a estética, é muito agradável passar por vias arborizadas, essa característica contribui para reduzir o estresse no trânsito, o segundo é o conforto térmico, a sombra proporciona frescor, aumenta a umidade do ar e reduz a temperatura, a terceira é a poluição do ar, as folhas das árvores retém parte das partículas em suspensão no ar.
Outro importante benefício seria a sensação de bem-estar, a combinação entre a estética, conforto térmico e redução da poluição do ar é um incentivo as caminhadas. Quanto mais gente caminhando, menos carros nas ruas.
Portanto, são muitas as iniciativas que deverão ser tomadas pelo poder público para melhorar o conforto dos habitantes das cidades. Chega de asfalto e concreto, a arborização é um dos caminhos para se reduzir o estresse da cidade.
Um abraço!
JUNTOS SOMOS ESPERANÇA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário