sexta-feira, 2 de setembro de 2022

A Educação da Baixada precisa avançar por Gilberto Aroucha

A partir de vários estudos feitos sobre a educação, o Instituto Natura e do Instituto Sonho Grande, em suas pesquisas chegaram a conclusão de que o modelo integral de ensino tem resultados bastante positivo, não só para os estudantes quanto para a sociedade. Sabemos que os governos investem bem menos na educação do que deveriam.

A pesquisa aponta ainda de que os estudantes de tempo integral estão mais satisfeitos com a escola, destacam que, a escola os ajuda muito a pensar sobre seus próximos passos e a se preparar para o futuro após o ensino médio.

Estudos destacam que um estudante que cursa o ensino médio numa escola de tempo integral aprende duas vezes mais ao longo dessa etapa quando comparado a um da escola regular.

Experiências do ensino médio  que podemos trazer para o fundamental, do Estado para os Municípios. A escola de tempo integral é a solução para a recomposição da  aprendizagem, além de promover maior interesse pelos estudos, pela trajetória  profissional e pelo acesso ao ensino superior.

O certo é que os municípios precisam pensar na possibilidade de transformar a realidade desses jovens que abandonam as escolas muito cedo. O poder público precisa garantir, cada vez mais, o acesso e a permanência dos jovens na escola. E a educação integral tem muito a contribuir com isso.

Na educação integral os alunos têm a ampliação de espaços e tempos planejados para que os alunos desenvolvam o seu protagonismo e projeto de vida, fazendo com que tenham um maior sentimento de pertencimento e engajamento no ambiente escolar.

Vamos pensar a nossa educação, os nossos jovens ainda acreditam que através da educação eles podem mudar de vida.

Vamos a avançar!

JUNTOS SOMOS ESPERANÇA!

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