quarta-feira, 27 de julho de 2022

Fixar os jovens no campo por Gilberto Aroucha

Meus amigos, a Baixada tem jeito, Pinheiro tem jeito, só precisamos olhar, enxergar um pouquinho mais as tendências do futuro. 

Urge neste exato momento, modernizar a atividade rural de subsistência e com isso tentar conter o êxodo rural da população dos povoados de Pinheiro. É muito triste o cenário, país de família, jovens que se deslocam para várias regiões do país em busca de emprego, de oportunidades. 

Uma mão de obra não qualificada viaja para ser explorado, enquanto o poder público fecha os olhos para esta situação. Não existe sequer uma preocupação na Formação destes Jovens, não existe uma capacitação no âmbito da agricultura familiar, não se investe na construção da Casa da Família Rural em cada povoado.

Precisamos oferecer cursos onde os alunos aprendam horticultura, fruticultura, psicultura, estudos do solo, gestão de propriedade e sustentabilidade. 

Nas escolas municipais e estaduais é preciso investir na construção de um laboratório de solos que permita  levantar informações geológicas  precisas. 

Fazer convênios com SENAR, EMBRAPA e outras instituições com vistas a transformar o aluno da zona rural em um empreendedor rural onde ele seja protagonista do próprio desenvolvimento sustentável.

JUNTOS SOMOS ESPERANÇA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário