quinta-feira, 7 de julho de 2022

Educação e Tecnologia por Gilberto Aroucha

Participei de uma Live hoje com o tema *As transformações do mercado de trabalho e a tecnologia*. Na oportunidade foi dito que o país tem R$ 10 bilhões para ser investido em "escola digital".

O desafio é grande para desenvolver competências digitais de alunos e professores, mas é possível, acredita Lúcia Dellagnelo, presidente do Centro de Inovação para Educação Brasileira (Cieb).

Os investimentos são necessários, inclusive, para que se evite que a tecnologia acabe se tornando mais uma barreira para os menos privilegiados ocuparem espaços na educação e no mercado de trabalho. O papel da tecnologia na educação e no mercado de trabalho é testar caminhos e possibilidades. 

Ao mesmo tempo que a tecnologia pode abrir muitas  portas, temos que ficar atentos para ver se ela está produzindo de forma igualitária para as pessoas.

Defendo aqui não só o uso da tecnologia na educação  e no mercado de trabalho, mas também uma educação sobre tecnologia, temos que preparar os jovens para um desenvolvimento contínuo.

Ainda observamos  neste cenário a carência das escolas e da formação dos professores. Vejo como principal fator impeditivo de avançarmos a falta de uma infraestrutura necessária  para que a tecnologia faça parte da aprendizagem do cotidiano, há uma necessidade de capacitação contínua aos nossos professores.

A compreensão sobre tecnologia nos ajuda a garantir o exercício da cidadania.

JUNTOS SOMOS ESPERANÇA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário