Pesquisa recém-lançada diz que 30% do povo brasileiro não tem apego à democracia, duramente conquistada com muita luta e em um passado bem recente.
Isso implica dizer que, nas salas de aula, o sentimento constitucional não tem sido trabalhado, ensinar direitos e deveres, a formação de cidadãos aptos a participar como iguais de suas comunidades não está sendo ensinado.
O direito à educação é uma das principais ferramentas à disposição dos governantes que pretendem tornar os seus estados e municípios mais iguais.
As escolas devem se preocupar não só em proporcionar igualdade de oportunidades, mas também incluir valores inclusivo, a fim de que se tornem parte da própria subjetividade dos estudantes.
Por fim, fica muito evidente nas escolas o desconhecimento e os desafios que a educação para a democracia impõe.
Ainda convivemos com uma forte cultura da desigualdade e preconceito, com pessoas que vivem sem acesso aos direitos básicos. Nesse cenário, o preparo dos estudantes para o exercício da cidadania deve ser realizado sem que se tente disfarçar a realidade. O que é ensinado precisa ser contrastados com o mundo real, instigando o espírito crítico e o ímpeto da transformação.
ACORDA BRASIL!
JUNTOS SOMOS ESPERANÇA!
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