terça-feira, 26 de julho de 2022

As escolas têm que ensinar o antirracismo por Gilberto Aroucha

Meus amigos só através da educação será possível superar problemas crônicos da sociedade brasileira, como por exemplo o racismo, no entanto, isso ainda é uma resistência das escolas em promover uma educação antirracista, projeto didático de urgência  já deveria está em todas as escolas municipais e estaduais, além das privadas.

É na escola onde tudo acontece, a escola é o espaço onde crianças e adolescentes constroem os primeiros aprendizados, é dentro das próprias salas de aula que o estudante negro sofre os preconceitos e a violência.

É preciso que as Secretarias de Educação juntamente com as escolas e professores invistam na conscientização através de materiais didático que abordem a história e a cultura afro-brasileira, isso com certeza vai fazer uma enorme diferença para minimizar estes preconceitos.

A educação antirracista precisa partir da atitude de professores, do Estado e de toda a sociedade, que devem reconhecer que temos um problema a ser solucionado. 

As redes sociais e as salas de aula, devem ser espaços de resistência. A Internet por exemplo é uma ferramenta de luta, resistência e proteção. 

A educação precisa ser o grande pilar que irá mover esta luta.

JUNTOS SOMOS ESPERANÇA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário