terça-feira, 14 de junho de 2022

Projeto de educação por Gilberto Aroucha

A Baixada cresce em tamanho e decresce em escolarização, falta um projeto de educação para a região a partir da ótica do desenvolvimento sustentável e inclusivo, constituído por cidadãos ativos e participativos.

Os gestores da educação municipal devem olhar desde cedo para a formação  dos jovens como mecanismo de transformação social, que muda as trajetórias individuais e o futuro coletivo.

Hoje o ensino ministrado nas escolas não permite esta transformação. O Brasil  possui hoje mais de 50 milhões de jovens, a espera de oportunidades e que estão disponíveis para formação e inserção no mercado de trabalho. Essa faixa etária pode mudar os destinos de uma nação, pode mudar o presente e o futuro.

Hoje, dois a cada dez estudantes que concluem o ensino médio conseguem chegar até o superior. A taxa de desemprego entre os jovens de 15 a 19 anos já chega a 20,1%.

Nesse contexto não há futuro no Brasil e na Baixada enquanto a educação for negligenciada. Acredito que a educação articulada com a formação traz uma enorme importância, pois oferece aos jovens uma formação robusta e atualizada, inserindo-os ao mercado do trabalho. Do jeito que a educação se encontra os jovens não vão nem para o ensino superior e nem para o mercado de trabalho.

O Brasil e a Baixada precisa de políticas integradas e estruturadas, é preciso agir, os governos estão brincando de educação. Temos que fomentar um amplo debate municipal com propostas que compreendam novas possibilidades de formação dos nossos alunos onde o setor produtivo possa viabilizar empregabilidade.

JUNTOS SOMOS ESPERANÇA!

Prof. Gilbertto Aroucha

Nenhum comentário:

Postar um comentário