domingo, 26 de junho de 2022

Eu aprendi assim por Gilberto Aroucha

 

Disponibilizo ao povo da minha Baixada os meus saberes econômicos, o que me torna sonhador de uma vida mais digna para a minha querida Pinheiro.

Oriundo da Baixada Maranhense tive os meus estudos superiores iniciados  na cidade do Rio de Janeiro, década de 80, quando, aprovado no Curso Superior de Economia tive como professor o senhor Mário Henrique Simonsen, ex- Ministro do Planejamento do governo Figueiredo.

O trabalho de um e economista é baseado no estudo sobre o que a sociedade produz, distribui e consome bens materiais e serviços. O economista compreende as mudanças do mercado com as atividades econômicas específicas da área em que atua. Seu objetivo é garantir a saúde financeira de uma indústria, comércio, bancos ou órgão público.

Aprendi na minha formação lidar  com as questões relacionadas ao patrimônio público, realizando planejamentos de ampliação  e preservação deste patrimônio, aprendi a encontrar oportunidades de emprego em empresas privadas, em órgãos públicos e também no terceiro setor, atuei em auditorias, analisando a saúde financeira de empresas. Trabalhei quase 10 anos como gerente do  Banco do Estado do Maranhão-BEM, fiz curso de pós-graduação em Administração Bancária pelo Banco Central.

Com o ex-ministro Mário Henrique Simonsen, aprendi macroeconomia, e em uma de suas frases dizia: "Os pobres ficam mais pobres quando tem de sustentar os burocratas nomeados supostamente para enriquecê-los".

Aprendi com estes pensadores, Ricardo, Adam Smith, Keynes, Marx, Milton Friedman e tantos outros.

Penso que, a política exige pessoas preparadas para exercer o cargo. O povo sonha em alcançar a democracia, o povo não pode negar a democracia.

Morei fora do Brasil, conheço outras realidades e não podemos entregar a nossa terra para quem só pensa subtrair o dinheiro público. Um povo sem passado, sem cultura democrática não está maduro para transformar o que  não está dando certo.

Precisamos viver a democracia, o interesse do povo é a conquista da democracia, precisamos encontrar os nossos próprios remédios.

JUNTOS SOMOS ESPERANÇA!

Prof. Gilbertto Aroucha

Nenhum comentário:

Postar um comentário