terça-feira, 28 de junho de 2022

Educação no futuro por Gilberto Aroucha

A educação é a chave para melhorar a sociedade do futuro e para que as próximas gerações não tenham a qualidade de vida comprometida.

Pensar no futuro é tentador, quando a gente projeta algo, pensar no futuro é, sobretudo, pensar no presente, não haverá futuro possível se a gente, não se unir, cada um no seu escopo para pensar estrategicamente numa agenda de educação para o país.

Hoje, uma das pastas mais desorganizadas e desacreditada do governo é o MEC, a pandemia deu mais visibilidade aos problemas do sistema educacional e que agora é preciso correr atrás do tempo perdido, minimizar os seus efeitos, entre eles a evasão escolar que aumentou durante o período de aulas on-line em que muitas famílias não possuíam as ferramentas tecnológicas adequadas para os estudantes acompanharem as aulas.

É muito importante se fazer um novo contrato social para a educação. Uma educação pública que possa ser complementada com o privado, que seja para todos com equidade e qualidade.

Nesse novo cenário é fundamental que a educação transborde os muros da escola, o ensino deve se basear em pilares que ajudarão os alunos em suas vidas fora da escola. Pilares baseados no conceito de "aprender a aprender", ou seja, os professores devem ensinar os alunos a desenvolverem técnicas de aprendizado permanentes.

Outros pilares são de "aprender a fazer", "aprender a ser", o qual envolve o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o de "aprender a conviver", que contempla o aprendizado sobre o respeito à diversidade, que vai desde o respeito às opiniões as outras pessoas até o direito de escolha de cada um em suas vidas.

A educação de qualidade passa pelo aprendizado de buscar informações de qualidade e ter senso crítico, ponto fundamental em meio ao crescimento de informações falsas e meia verdades que se proliferam pela Internet. 

Em todos esses aspectos a participação dos professores é a chave no processo de mudança. Pense nisso e vamos aderir a esse novo contrato social de educação proposto pela UNESCO e a favor da educação.

Acorda Brasil!

JUNTOS SOMOS ESPERANÇA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário