Edson Lima Leal, conhecido popularmente como “Buguila”, filiado ao PDT, vereador da cidade de Davinópolis foi preso na manhã desta sexta-feira (08), foi preso no âmbito da operação “Testa de Ferro” por suspeita de integrar uma quadrilha responsável por fraudes em contas bancárias. A prisão foi efetuada pela Polícia Civil do Distrito Federal, com apoio da Polícia Civil do Maranhão, por meio da 10 DRPC e intermédio do Grupo de Pronto Emprego (GPE).
A Justiça atendeu ao pedido do Núcleo Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Ncyber) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e autorizou, nessa quinta-feira, 7 de abril, a prisão do vereador, identificado como Edson Lima Leal (PDT). O político, segundo a polícia, seria um dos responsáveis por indicar pessoas dispostas a cederem suas contas bancárias para o depósito e saque dos valores obtidos por meio da fraude.
Segundo as investigações realizadas pelo Ncyber, em parceria com a Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (Corf) da PCDF, o vereador é suspeito de ter ligação com um casal preso em Goiânia no 31 de março. A dupla tem antecedentes criminais por duplo homicídio, estelionato, organização criminosa, furto mediante fraude, lavagem de dinheiro e posse de drogas.
A polícia informou que o grupo criminoso atua há mais de uma década, principalmente no Centro Oeste e no Pará. Uma das vítimas, uma empresa de calçados, chegou a perder mais de R$1 milhão e 400 mil. Estima-se que as fraudes praticadas pela quadrilha podem chegar a mais de 300 milhões de reais, e muitas vítimas ainda devem ser identificadas.
Domingos Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário