Em uma minuciosa apuração, o Blog do Domingos Costa descobriu que a empresa, na época em nome de Felipe Ferreira Araújo, já trocou de nome pelo menos três vezes desde a sua criação em 03 de setembro de 2020.
E de forma surpreendente, após ganhar seu primeiro contrato, em 24 março de 2021 [seis meses depois de ser criada], a “FF Empreendimentos” não parou mais de ‘abocanhar’ dinheiro público.
Entre os recursos usados pelas dez prefeituras as quais a empresa possui contratos, existem dinheiro municipal e também federais – das áreas da Saúde e Educação.
Entre as finalidades dos contratos, estão: prestação de serviço de locação de veículos, manutenção de prédios públicos, recuperação de estradas vicinais e até manutenção de iluminação pública.
O Blog do DC apurou que embora a empresa possua – no papel – contratos de locação de veículos como se fosse dona de dezenas de carros [tipo vans com capacidade para 16 pessoas, caminhonetes e carros passeios], no sistema do Detran-MA, a “FF Empreendimentos” não é detentora de nenhum veículo.
– Prefeituras
Até agora, segundo o Sistema de Acompanhamento de Contratações Públicas (Sacop) do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão a empresa possui contratos com dez prefeituras, são elas: São Luís, Governador Nunes Freire, Pio XII, Vitória do Mearim, Guimarães, Tufilândia, Vila Nova dos Martírios, Presidente Médici, Pindaré-Mirim e Turilândia.
– Troca de nomes
Em apenas um ano e seis meses de idade, a empresa já possuiu três nomes diferentes. No dia 1º junho do ano passado, o nome empresarial era “Felipe F. Araújo Construções Eireli” e como nome fantasia “Ocidental Empreendimentos”, ocasião que passou a se chamar “F.F. Empreendimentos”.
Hoje, junto a Receita Federal, a empresa se chama “MMN Empreendimentos Eireli” inicias do nome Marcelino Maciel Neto – pessoa que aparece no CNPJ como o dono da empresa. O nome fantasia da empresa atualmente é “MM Empreendimentos”, conforme modificação feita no último dia 28 de janeiro deste ano.
Embora a empresa tenha sido criada em nome de Felipe Ferreira Araújo e hoje quem assina é Marcelino Maciel Neto, o verdadeiro líder de todo o esquema é o contador Pablo Odeon dos Santos Ladwing, ex-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municiais de Vitória do Mearim, na gestão da então prefeita de Vitória do Mearim Dídima Coelho (MDB).
Aliás, o Blog do DC conseguiu identificar uma rede de empresas de fachada registradas apenas em um bairro de Vitória do Mearim comandada por Pablo Odeon e que possui contratos com inúmeras outras prefeituras.
– Outro lado
Todos os citados na reportagem foram procurados, mas o Blog do DC não conseguiu falar com nenhum. O espaço continua fraqueado.
Domingos Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário